segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os jornais podem desaparecer?


Não. O que pode vir acontecer é diminuir a tiragem, mais uma pesquisa feita pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), que em 2007 a circulação média diária aumentou 11,8% em relação a 2006, elevação de 6,5% em relação ao ano interior, A estimativa feita pela Associação nacional de Jornais (ANJ), a partir dos números do IVC, que em 2007 a circulação média diária dos jornais brasileiros ultrapassou 8 milhões de exemplares.

Jason Kintzler, pesquisador de mídias sociais dos Estados Unidos, diz não achar que o jornal não vai “morrer” completamente, em seu blog Kintzler passa alguns ingredientes para a sobrevivência do jornal impresso.

Na matéria da revista Time “Como salvar seu jornal” por Walter Isaacson, diz que nos últimos meses, a crise atingiu o jornalismo com proporções insustentáveis. O curioso, é que os jornais tem mais leitores do que tiveram em tempo algum, inclusive entre jovens, o problema é que poucos deles pagam. Já Henry Luce, fundador da revista Time, desprezava a idéia de publicações gratuitas que dependem exclusivamente de anúncios, ele acreditava que o bem jornalismo exigia que o principal dever de uma publicação fosse com seus leitores, e não com seus anunciantes.

Um comentário:

  1. Oi Lu tudo bem?

    Voce ao contrário da Bruna colocou o endereço do blog no email...(risos)
    Aprenda, conheça as ferramentas dele.
    Coloquei seu blog na lista de blogs de conhecidos, assim um divulga o outro!
    beijos

    ResponderExcluir